Ciclo da Aprendizagem O mais importante é ter em conta, que no estudo da aprendizagem é atender à experiência. A noção da aprendizagem nasce de uma situação que a pessoa está confusa, ou em dúvida, confrontada com um problema que a faz parar e pensar. É entendida como no fluxo situação-problema- indagação-reflexão-nova situação.
Aprendizagem experiencial
Na ótica de alguns autores referem que a aprendizagem experiencial é tudo o que envolve a educação, sendo para outros uma prática especifica ou modelo curricular (Antonello, 2006:202) São vistos por uma pesquisadora métodos da aprendizagem experiencial: desenvolvimento pessoal, mudança social, aprendizagem não tradicional, projeto de trabalho, trabalho e colocação na sociedade, aprendizagem anterior. No entanto também existem outras definições da aprendizagem, identificadas na literatura, consideradas experienciais, tais como:
Aprendizagem Fortuita - reuniões, interações informais, em sala de aula no intercâmbio com colegas e professores.
Aprendizagem da vida - atividades e papeis que auxiliam na vida profissional, cantor, voluntariado, pintor, papel de pai na família, etc.
Aprendizagem com os outros- colaboração, equipa
Aprendizagem na ação - atividades desenvolvidas no trabalho, desenvolvimento de projetos e na resolução de problemas
Aprendizagem Auto-Dirigida/Autodesenvolvimento - é o individuo que planeia, identifica e planeja como também desenvolve a sua própria aprendizagem
Aprendizagem Formal - as atividades de aprendizagem são intencionais e construídas, enquadradas no domínio do Desenvolvimento de Recursos Humanos, apresentando por vezes em alguns casos situações de experiência.
Aprendizagem baseada no Trabalho - a aprendizagem pode ser adquirida por meio da pratica.
Antonello,C.S. (2006). Aprendizagem na ação revisitada e sua relação com a noção de competência. Comportamento Organizacional e Gestão, 12(2), pp.199-220
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