Aprendizagem Informal/ Aprendizagem Situada/ Aprendizagem incidental
Aprendizagem informal
Esta aprendizagem é constante no trabalho diário. Desenvolve-se em algumas atividades que procura compreender o conhecimento e as habilidades. Ocorre fora dos currículos que envolvem programas educacionais, cursos. Pode ser planeada ou não, como também pode ocorrer em comunidades de prática. O sujeito adquire competências mediante envolvimento num processo contínuo da aprendizagem. A aprendizagem não é só reprodução, mas reformulação e renovação do conhecimento de competências.
Aprendizagem Situada
A aprendizagem ocorre sobretudo em ato de atividade, contexto e cultura. A aprendizagem na ação experiência, salienta que a mudança de comportamento é mais provável que aconteça como resultado da reflexão em experiência. Dispor o pensamento e ação num lugar e tempo específico. Situar significa envolver indivíduos. Significa localizar num setting particular os processos de pensar e fazer utilizados pelos experts para criar conhecimentos e habilidades para atividades. Podendo ocorrer em comunidades de prática. É benéfico para o indivíduo o conhecimento ampliado e o potencial, podendo aplicar em novas formas ou novas situações.
Aprendizagem incidental
É uma aprendizagem não intencional nem planeada, acontece com frequência no local de trabalho na realização de tarefas. Poder ocorrer em processos formais de ensino. Não envolve muita reflexão, estando mais presente nas ações dos indivíduos. Esta aprendizagem não é antecipada, nem conciente. Ela ocorre por várias formas: observação, repetição, interação social , e resolução de problemas, experiências do local de trabalho; por assistir ou falar com colegas de trabalho ou experts sobre tarefas, erros atribuições. Podendo ter resultados em competência melhorada, mudança de atitude, aumento de habilidades interpessoais, auto-conhecimento, desenvolvimento da autoconfiança e aumento de habilidades.
Estes conceitos de aprendizagem é elaborada pela autora a partir da literatura
Antonello,C.S. (2006). Aprendizagem na ação revisitada e sua relação com a noção de competência. Comportamento Organizacional e Gestão, 12(2), pp.199-220
Sem comentários:
Enviar um comentário