No ato da elaboração do contrato os aprendentes são desafiados a pensar o motivo de aprender algo, destrma também é possível ao aprendente o contacto com o que irá ser aprendido, como , quandoara o aprendente onde:
- A experiência é tida em conta
- As aprendizagens permitem a flexibilidade mediante um timing de aprendizagens consoante as suas necessidades
- A prontidão para as aprendizagens são salvaguardadas
- Os alunos estabelecem os seus próprios objetivos de aprendizagem em relação as tarefas e problemas
- Potencia a motivação
Nesta globalidade de meios favoráveis do contrato da aprendizagem é crucial salientar que estes permitem o alcance de backgrounds educativos, ou seja, fundos educativos como a experiência , interesses, motivações e habilidades, que caraterizam os adultos. Em síntese, o contrato de aprendizagem representa para cada aprendente, uma estrutura das aprendizagens sistematizadas no qual são envolvidos na responsabilidade de aprender.
Nogueira, S. M. (2004). A andragogia: Que contributos para a prática educativa? Revista Linhas, 5(2),1-23
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